Search
Tuesday 16 January 2018
  • :
  • :

Pela 2ª vez na mesma semana, monumentos de Brasília ‘somem’ com neblina

Fenômeno ocorre por causa do contato do vapor d’água e ar frio, diz Inmet. Previsão para esta sexta é de chuva, com temperatura variando entre 18 ºC e 28 ºC.

Pela segunda vez na mesma semana, Brasília amanheceu coberta por neblina nesta sexta-feira (3). Com isso, monumentos importantes da cidade “sumiram” parcialmente na névoa, como o Congresso Nacional e a Torre de TV. De acordo com o Instituto de Meteorologia (Inmet), o fenômeno é consequência do contato entre o vapor d’água e o ar frio pela manhã.

A situação repetiu a condição vista na última terça (28). A diferença é que o aeroporto não precisou operar por instrumentos. No dia, a meteorologista Odete Marlene Chiesa comparou o quadro no tempo da cidade com a de um banheiro que forma vapor quando a pessoa sai do banho.

Neblina encobre área central de Brasília e 'esconde' Congresso Nacional (Foto: TV Globo/Reprodução)

Neblina encobre área central de Brasília e ‘esconde’ Congresso Nacional (Foto: TV Globo/Reprodução)

“A neblina é quando condensa o vapor d’água, assim que ele entra em contato com o ar frio. Isso não quer dizer que o ar esteja mais frio do que o normal. Depois de uma chuva, muitas vezes na manhã seguinte tem neblina. Em pouco tempo ela some”, afirmou.

A previsão para esta sexta é de chuva, com temperatura variando entre 18 ºC e 28 ºC. A umidade deve ficar entre 40% e 90% ao longo do dia.

Dicas de trânsito

Enquanto dirigir durante a neblina, a orientação é esquecer o farol alto. O ideal é usar o farol baixo e, se o carro tiver o equipamento, acionar também o farol de neblina. Não ligue o pisca-alerta: ele só deve ser usado em caso de acidente, quando o veículo está parado, alerta a Polícia Rodoviária Federal.

Outra regra é não desligar o farol baixo e substituir pelos faróis de neblina, que têm alcance menor. Ambos devem ser usados juntos, recomendam especialistas.

Fonte: http://g1.globo.com




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *