Search
Thursday 18 January 2018
  • :
  • :

Chapada dos Veadeiros: Veterinários do Zoo de Brasília não encontram animais

Fundação Jardim Zoológico informou que ação será intensificada após controle do incêndio, quando animais ‘costumam aparecer’. Fogo queimou 26% da reserva ecológica, segundo ICMBio.

A equipe da Fundação Jardim Zoológico de Brasília deslocada para a Chapada dos Veadeiros nesta segunda-feira (23) para preservar a fauna do incêndio que consome o parque ecológico desde a semana passada não encontrou nenhum animal atingido pelo fogo, segundo o Zoo. Os funcionários devem retornar ao Distrito Federal nesta quarta (24).

As chamas queimaram 64 mil hectares, segundo último levantamento do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O número corresponde a 26% da área total. Segundo o chefe da reserva, Fernando Tatagiba, o incêndio foi causado por ação humana.

O resgate dos animais, segundo o Zoológico, será intensificado depois que as chamas forem completamente controladas, quando os animais “costumam aparecer fugindo de alguns pontos críticos”. Por enquanto, os técnicos permanecem em alerta para eventuais necessidades de atendimento.

Os motoristas que passarem pelo local devem reduzir a velocidade e redobrar a atenção na estrada para evitar atropelar animais em fuga, segundo o diretor-presidente do Zoológico, Gerson Norberto.

Brigadista voluntário do DF que participa de combate a incêndio na Chapada dos Veadeiros (GO) (Foto: Hélio Marinho/TV Globo)

Brigadista voluntário do DF que participa de combate a incêndio na Chapada dos Veadeiros (GO) (Foto: Hélio Marinho/TV Globo)

Desde o início das queimadas, no dia 17 de outubro, o governo do DF enviou um reforço do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, com um avião e um helicóptero, para auxiliar no combate ao incêndio.

Cerca de 500 voluntários, com ou sem especialização em áreas relacionadas ao manejo florestal, também foram até a região e estão sendo capacidatos pela equipe do Zoo. Dentro da reserva foram instaladas duas bases de apoio com medicamentos, kits cirúrgicos e equipamentos de cuidados com os animais.

O monitoramento da fauna está sendo coordenado pelo Zoológico em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do DF, a Reserva Bacupari e o Projeto Salvar.

Como ajudar

Foco de incêndio que atingiu a Chapada dos Veadeiros (Foto: Hélio Marinho/TV Globo)

Foco de incêndio que atingiu a Chapada dos Veadeiros (Foto: Hélio Marinho/TV Globo)

Os voluntários que já estão no local precisam de recursos para manter o trabalho. Eles pedem doações de alimentos não perecíveis e água, além de dinheiro para o custeio de medicamentos, combustível e equipamentos de segurança.

O grupo Rede contra Fogo – mobilizado nas redes sociais – também convoca pessoas com capacitação para combater incêndios para irem até as áreas afetadas. Profissionais que trabalham com fotografia e vídeo também podem ajudar, explicam os organizadores que pretendem registrar o trabalho.

O Zoológico de Brasília está coletando materiais e mantimentos na entrada principal, que fica na Avenida das Nações, L4 Sul.

Para doações físicas:

UnB Cerrado
Local: Bloco de Salas Norte (BSAN) – Sala A1 07/12
Horários: Terça-feira, quarta-feira pela manhã e sexta-feira o dia todo; Próximas semanas entregas
todas as manhãs e sexta-feira pela tarde.
Contatos: (61) 3107-2229 ou 98605-1372

Casa de voluntária
Responsável: Jussiara
Contato: (61) 99929-2307

Para doações em dinheiro, o contato deve ser feito diretamente com a REDE contra FOGO, pelas redes sociais do grupo ou pelo telefone (61) 98271-7029.

Fonte: g1.globo.com




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *